...na música, até o silêncio tem ritmo.

domingo, maio 29, 2011

E o vento soou na madeira


image
A cena da música instrumental bra­sileira está ainda mais rica com o lançamento do CD Vento em Madeira (Maritaca Discos). Para gravá-lo, Teco Cardoso (sax e flautas) e Léa Freire (flautas) partiram de um trabalho dela, Cartas Brasileiras (2007), produzido por ele. O álbum, um profundo panorama da música instrumental feita em São Paulo nos últimos tempos, contou com mais de sessenta músicos.
E Léa e Teco se defrontaram, então, com o primeiro desafio: montar um quinteto que teria como meta reproduzir a sonoridade obtida por aqueles 60 músicos do disco anterior – um trabalho libertário e, ao mesmo tempo, rigoroso. Instigados pela real dificuldade da realização do objetivo, em meio a dúvidas, mas estimulados por elas, nasceu o Quinteto Vento em Madeira, integrado por Léa e Teco, mais o baterista Edu Ribeiro, o pianista Tiago Costa e o contrabaixista Fernando Denarco. E como se não bastasse, há um sexto “instrumento”, convidado muito especial em quatro das nove faixas, a voz de Monica Salmaso.
Músicos de altíssimo gabarito, dispostos a recriar um amplo retrospecto da música instrumental contemporânea, os cinco se debruçaram sobre o repertório: oito temas de autoria de Léa, Teco, Edu e Tiago, e “Luz Negra”, uma das mais magistrais de Nelson Cavaquinho, parceria com Amâncio Cardoso.
Os temas instrumentais, nos quais prevalece um amplo espectro de ritmos, foram orquestrados de modo a fazer deles uma mostra do que a versatilidade e a competência dos músicos podem realizar.
Segundo desafio: um ano de ensaios. Tempo para que arranjos e composições fossem burilados, até que estivessem prontos para serem tocados sem o auxílio de partituras. A interpretação, assim, deu-se de maneira solta, contundente. “Copenhague” exemplifica o quanto isso é verdade: um tema lento, com momentos de dissonâncias, começa com as flautas baixo e sol dando o toque de taciturnidade pedido pela linda melodia. Logo elas dão vez ao piano. O baixo e a bateria tocam delicados. Flautas e piano acentuam a tristeza, levando-a a um ponto de raro esplendor.
 Cantada por Monica Salmaso, “Luz Negra” é o encanto em versos. A harmonia deixa de lado a original, buscando um jeito novo de entender o gênio de Nelson Cavaquinho, e o início do arranjo é dedicado a improvisos – em que o sax brilha. Para dar início ao canto, o piano sola e logo o sax vem tocar a melodia, já agora com o apoio do baixo e da bateria. A flauta baixo soa lindamente. E surge Monica Salmaso... Deus do céu! Nelson aplaudiria.
O resultado é um trabalho da mais alta categoria musical. As performances são uma mostra do quanto valeram as dezenas de ensaios – cada instrumentista tirou o melhor de seu instrumento. Mesmo quando a composição era de difícil execução, tal intimidade permitia que ela soasse de maneira simples. Ainda que a sofisticação harmônica pudesse levar a crer em algum grau de dificuldade de compreensão, o jeito como o quinteto toca a torna acessível.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário